Unidade 1
A cidade e suas possibilidades Educativas
O estágio I foi muito importante para re-avaliarmos nosso pratica docente, junto com nossos mapeamentos e cartografias foi a oportunidade de termos as primeiras aproximações investigativas. Foi a oportunidade de refletir sobre rotinas, conflitos e saberes pedagógicos e também realização da primeira intervenção pedagógica.E com isso observando, vivenciando para depois idealizar nossas oficinas.
E agora no estágio3 a proposta e ampliar a experiência de estágio para além dos muros da escola, a cidade como referência na elaboração de ação educativa.
1.1 A cidade Educativa: seus lugares, seus habitantes, seus ofícios, sua cultura.
Nesta questão o desafio é olhar para cidade de uma forma diferente no sentido poético. Como por exemplo, um olhar de quem acaba de nascer para eterna novidade do mundo. Teremos o prazer de redescubrir, ver quilo que nunca havíamos prestado atenção antes em nosso dia dia.
E pensar a cidade de maneira diferente enquanto um organismo vivo, dinâmico, que foi construído ao longo do tempo, uma história feito por seus habitantes cada um de forma diferente, suas relações, costumes, ofícios e sua cultura.
Não se esquecer do conceito de cultura que é a que estamos trabalhando, que diz respeito a todos os fazeres e saberes, que as pessoas se constituem em seus lugares, nas suas cidades. E que diz respeito também nas diferentes maneiras como trabalham, produzem, pensam nas diferentes profissões/ações.
1.2 imagens (DES)construções proposta para um passeio Etnográfico
Nesta proposta iremos ver a cidade, e teremos uma experiência corporal, de perceber todos os seus odores sendo bons ou ruins, até mesmo com o de uma brisa suave. E todas as outras questões como o corpo atento a violência, sinais de trânsito, como asfalto quente.
Tomar o familiar Estranho!!!
Em nossa vida cotidiana é invisível, e quando a arte local é interpretada em todo seu contexto, e com isso não só uma maior compreensão da arte em si, mas se faz também uma análise crítica de valores. E aí vem o pertubamento do familiar que metaforicamente descreve o processo com o qual membros da comunidade adquirem uma maior análise a própria cultura.
Orientação e Ferramentas para levar nesse passeio
Para esse passeio ,será necessário levar uma câmera fotográfica, ou filmadora, bloquinho de anotações, mesmo também uma ferramenta importante : curiosidade e o olhar indagador disposto a descobrir coisas mesmos nos lugares que você julga que conhece.
E para isso não esquecer de fazer anotações, desenhos, esquemas , fotografar, registrar as conversas estabelecidas, como as entrevistas e as observações.